Voluntariado como estilo de vida

“Há alguns dias eu estava sapeando os canais na TV e me deparei com a reportagem que contava a história de Heitor (vamos dá-lo esse pseudônimo), um deficiente físico que por conta de uma paralisia infantil perdeu o movimento das pernas. Cadeirante, com 30 anos Heitor mora sozinho, lida com as obrigações diárias (cozinha, lava, passa e etc) sozinho, e vive em um bairro da periferia. A história tinha tudo para um teor triste, mas era na verdade, um conto sobre a simplicidade de um homem e de um coração e um exemplo de vida a ser copiado, Heitor é voluntário em um hospital e 3 vezes por semana, sai de casa as 5 da manhã, e enfrenta a duras penas, 3 coletivos pra ir, e 3 pra voltar para tentar melhorar a vida das pessoas que estão no hospital e dos familiares que estão sob a atmosfera de dor e a incerteza que sempre pairam em um ambiente hospitalar, dentro desse cenário, Heitor é o pontinho de esperança muito bem vindo. A minha intenção não é que o texto soe apelativo, pois os contra-argumentos seriam válidos, por exemplo, algumas pessoas diriam que ele faz isso porque recebe aposentadoria e não tem que trabalhar, outros diriam que é pra vencer o tédio, não são argumentos sólidos mas ainda sim são argumentos. Por hora deixemos os argumentos e vamos pensar no que ele decidiu para a vida, decidiu ser voluntário, viver pro outro, sem prêmio ou recompensa material, apenas decidiu, deixando de lado o porque ele faz, acho delicioso apenas pensar que ele faz, e o faz com alvoluntaridoamoregria. O voluntariado é uma pequena chama que apenas ainda não foi acesa nos corações, quando você descobre que pode ser útil na vida de alguém que não tem mais ninguém, ou que só pôde contar com você, exatamente porque você se dispôs, isso te faz enxergar o mundo de uma forma diferente, o voluntariado não é pra ser um ato de promoção da autoimagem, mas sim de promoção da voz para aqueles que não tem voz, de dar visibilidade aqueles que estão invisíveis mesmo ( e na maioria das vezes) ao nosso lado, o voluntariado é se expor pra que os paralisados e engessados pelo medo, pela dor e desespero possam dar um passo em direção à esperança.

Esse é um trabalho para pessoas de coragem, pessoas que estão acostumadas a “dar de cara” o sofrimento mas não parar diante dele, esse é um trabalho para os que estão dispostos a dar a mão, o corpo e o coração, para aqueles que não tem chance. Este é um trabalho para aqueles que tem alma nobre, que não se conformam com a injustiça, esse é um trabalho para aqueles que buscam uma alma livre de preconceitos.

Eu sempre pensei que a vida precisasse de um sentido, e sempre achei que o sentido tinha que ser extraordinário, e eu descobri na verdade que o sentido é simples. O sentido é na verdade dar sentido a vida de alguém.

C.S. Lewis disse uma vez que o sofrimento prepara pessoas comuns para destinos extraordinários, talvez você possa descobrir quem são essas pessoas comuns, talvez você seja uma dessas pessoas comuns. Que você possa cantar a esperança no coração de alguém, ainda que a canção seja sem notas musicais, ou um vocal afinado, mas pra tocar um coração, só é necessário também ter um, e dispor a vida por isso.

Um dos meus versículos bíblicos preferidos diz: “Assim, permanecem agora esses três: a fé, a esperança, e o amor. O maior deles porém, é o amor…” I coríntios 13:13

Eis a simples receita pra um voluntario perfeito, Fé, acredite nas pessoas, acredite que realidades podem mudar, acredite em você, que você pode mudar, e que você pode mudar realidades, nunca perca a esperança, ensine esperança, mostre as pessoas que a esperança pode mudar tudo, e por fim AME, ame o que faz, ame as pessoas por quem faz, ame viver amor, pois o amor é paciente, o amor é benigno, o amor não busca os próprios interesses. O amor é o sentido. Eu espero que 2015 seja um ano em que seu coração, queime pra se voluntariar, não só a um projeto, ONG, ou instituição, mas voluntariar-se em favor da vida e do amor!”

 

Indira Raicy é estudante de psicologia e voluntária do Projeto Ubuntu

 

 

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: